logo_ausm

Área Restrita

web_mail

AUSM CUMPRE AGENDAS EM PORTO ALEGRE

Representantes da AUSM, José Antônio Peterle e Eldo Costa, respectivamente ex-presidente do Conselho de Administração e da Entidade, acompanhando o ex-prefeito e ex-Deputado Quintiliano Vieira estiveram participando de importantes tratativas em agendas na capital do Estado.

 

DEPUTADO FEDERAL ALCEU MOREIRA

 

img-20171120-wa0021

 

Em reunião com o Deputado Alceu Moreira, da Bancada Federal do PMDB, que participou de recente reunião no Ministério da Integração Nacional, a ele solicitada   pelo Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado, Ernani Polo e pelo Governador José Ivo Sartori, para tratar das ações necessárias para a retomada das obras da barragem Taquarembó, foram atualizados dados de projeto e andamento do cronograma de execução, além de repassada a visão da AUSM e da comunidade sobre a situação das obras e a importância das suas conclusões.

O Deputado Alceu Moreira mostrou-se surpreso ao ver fotos da evolução das obras, tanto de Taquarembó quanto de Jaguari, especialmente pelo porte das mesmas, o percentual já executado e tempo de paralização.

A paralisação, segundo foi informado ao Deputado Alceu Moreira, pelo Ministro Helder Barbalho, foi motivada pela falta de prestações de contas do uso dos recursos federais, assim como da parte do projeto referente à Tomada de Água de Taquarembó, o que determinou a necessidade de que o Convênio entre os Governos Federal e Estadual fosse suspenso até a entrega de relatórios que deveriam ter sido apresentados há mais de dois anos.

O Deputado manifestou sua preocupação pelo fato de que estas obras não estejam sendo consideradas pelo Ministério da Integração, até o momento, como componentes do Programa Avançar, em processo de lançamento pelo Governo Federal, por estarem com os Convênios na situação relatada.

Afirmou que a reunião foi propositiva neste sentido, pois estará imediatamente pleiteando a inclusão das obras e projetos das barragens e canais no Programa, a partir de manifestação neste sentido, do Governador Sartori.

Por outro lado, o Deputado Alceu Moreira tomou contato, com os detalhes e a revelação da grandiosidade e importância das obras para a região, a partir dos dados de repercussão socioeconômica e ambiental entregues pela AUSM, com relato técnico e fotográfico a ele entregue.

Manifestou-se como parceiro da região na busca de todos os elementos e mobilização necessários para a consecução do que ainda falta, em termos de obras e projetos do Sistema Taquarembó/Jaguari.

Disse também que vai levar convite ao Ministro da Integração Nacional para que visite ou sobrevoe os locais das obras para que verifique o alto percentual do que já está construído e a facilidade para conclusão das duas barragens e construção de seus canais.

Finalmente comprometeu-se com os representantes da região em fazer todas as verificações e respostas do Ministério da Integração Nacional sobre a documentação entregue pela Secretaria da Agricultura do Estado, a retomada das obras e a melhor oportunidade para que Governo do Estado e AUSM tenham reunião com o Ministro Helder Barbalho, para todas as tratativas visando a retomada e finalização das obras, no menor prazo possível, considerando também a priorização dos projetos dos Canais das duas barragens.

 

GOVERNADOR JOSÉ IVO SARTORI



Quintiliano Vieira foi acompanhado pelos dirigentes da AUSM em Agenda com o Governador Sartori, relatando a reunião tida com o Deputado Alceu Moreira e ressaltando a importância da Manifestação do Governo do Estado em relação à inclusão das Barragens e Canais de Taquarembó e Jaguari no Programa Avançar.

O Governador informou já ter feito manifestações por Ofício aos Ministros da Integração Nacional, Helder Barbalho, Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha e do Planejamento, Dyogo Oliveira, solicitando a inclusão das obras no Programa Avançar, do Governo Federal, ressaltando sua importância para a sustentabilidade hídrica do abastecimento público, da irrigação e da diversificação econômica na Bacia do rio Santa Maria, assim como para a Metade Sul e o desenvolvimento integrado do Estado do Rio Grande do Sul.

Quintiliano Vieira também tratou com o Governador, da garantia de recursos já solicitados, para Projeto encaminhado à área da Educação, com a finalidade de ampliação da Escola Técnica de Dom Pedrito e também de assuntos relacionados à sua função de Conselheiro do BADESUL.

 

SECRETÁRIO DA SEGURANÇA CEZAR SCHIRMER



Ao Secretário Estadual da Segurança, Cezar Augusto Schirmer, Quintiliano Vieira levou pleitos da Sociedade Organizada do Município, relacionados à área Policial e também da Brigada Militar, para Dom Pedrito.